Fique por dentro do que acontece em nossa Paróquia

Sinodalidade, oração, música, partilha e eleição a reunião do decanato de Pato Branco-02/03/2023

Aconteceu na quinta-feira, 02, a reunião do decanato de Pato Branco na Paróquia Cristo Rei. Estavam presentes o Bispo Diocesano Dom Edgar Xavier Ertl, o Padre Vagner  José Raitz, Coordenador Diocesano da Ação Evangelizadora, Padre Geraldo, Vigário Geral da Diocese de Palmas-Francisco Beltrão e diretor do Instituto Sapientia de Filosofia, Padre Rudinei José Willers do seminário diocesana de Palmas, párocos, religiosos, sacerdotes e leigos de diversas pastorais e movimentos.

Padre Evandro de Mello, pároco da Paróquia Cristo Rei deu as boas-vindas a todos os presentes e convidou os representantes da diocese irem a frente e iniciar a reunião.

Oração inicial e reflexão

Padre Vagner convidou a todos à oração inicial e à reflexão sobre a Campanha da Fraternidade de 2023, com a leitura do poema de Manuel Bandeira, o bicho, a leitura do evangelho de São Mateus e a partilha de um pão. Todos esses momentos marcados por trechos de músicas relacionadas a temática da campanha e encerrando com o seu hino.

Decanato, instituição e propósito

O bispo Dom Edgar,  destacou em sua fala a crise das instituições:

“As instituições passam por transformações e mudanças e nosso cérebro não consegue acompanhá-las. Estamos numa crise de personalidade e referência, estamos em um mundo diluído”.  O bispo falou também do papel de cada representante da Igreja nesse momento de crise, o qual afirmou que bispo, padre, leigos podem ser responsáveis por fragilizar as nossas instituições.

Dom Edgar

Dom Edgar explicou sobre o decanato, do decano e de seu propósito e missão. O decanato  é uma instituição que serve ao cuidado pastoral, a missão do pastor mediante a cooperação, é um instrumento evangelizador.

Já o decano dinamiza, fortalece e coordena o processo evangelizador da sinodalidade decanal, o processo de comunhão, as pastorais e movimentos.

Essa instituição tem como propósito e vocação caminhar juntos, em sinodalidade e, principalmente, reconstruir comunidades de fé, que foram abalados por diversas situações ao longo dos últimos anos, pandemia, polarização política etc.

Panorama do Sínodo da Sinodalidade

Padre Wagner, apresentou o panorama do sínodo da sinodalidade, iniciado em 2021 e que se encerra em 2024. Que já foi enviado ao vaticano e graças a quantidade e riqueza das respostas, o Papa Francisco, o prorrogou para mais um ano. Ele explicou o que é ser sinodal e deixou uma reflexão.

Padre Wagner

“Estar em algum movimento e não ser sinodal, não querer caminhar junto é algo que precisa ser pensado. Para estar na Igreja tem só duas opções, ser sinodal que é optar entre ser um farol da esperança, caminhando junto, ou um ser profeta da desgraça”.

Com isso o Padre pediu a todos que caminhassem em conjunto, em sinodalidade.

A provocação da CF2023

Padre Geraldo Macagnan vigário diocesano, explicou sobre a campanha da fraternidade 2023. Ele fez um panorama da campanha, desmentindo que a sua motivação seja política, isso porque o tema da fome foi definido em 2021 (o embate político iniciou em 2022), foi uma continuação do 18° Congresso eucarístico de 2022, encerrado com o versículo “dai-lhes vós mesmos de comer” e é uma temática que  já foi abordada em 1985.

Padre Geraldo Macagnan-Vigário Diocesano

O padre apresentou os números da fome no Brasil levando à reflexão da autoridade, do olhar para o outro, para a sua face. “ por mais que não veja, porque tenho uma mesa farta, tem gente que sim passa fome, não posso estar cego ao outro”. Ao destacar sobre os números da fome no Brasil, o Padre afirmou que eles nos ajudam a perceber o tamanho do problema e fez uma analogia com o Reino.

“Nós temos mais de 33 milhões de pessoas passando fome no Brasil, mesmo que fosse uma pessoa tocaríamos nesse assunto, porque significaria que o Reino ainda não foi construído aqui na Terra”. Concluiu Padre Geraldo

Ano vocacional, mais do que rezar, falar de vocação.

Padre Rudinei do seminário diocesano de Palmas abordou o tema do Ano Vocacional 2023, explicado que é uma iniciativa que ocorre a cada 20 anos que tem como tema corações ardentes, pés a caminho. O padre estimulou a todos a refletirem em como criar uma Cultura vocacional, algo que vai além de rezar, mas que se estende ao falar sobre vocação.

Padre Rudinei

“Temos que falar mais da vocação. Por vezes falamos mal do matrimônio e desanima os jovens. Também por vezes destacamos só o lado ruim da vida sacerdotal e não estimula novas vocações”.

O padre ainda deixou uma proposta de como abordar o ano vocacional.

“Temos que nos perguntar sobre Como vocacionalizar as nossas ações,

Como falar das nossas vocações.

E Cultivar sensibilidade vocacional, criando ambientes vocacionais, na Catequese, com o grupo dos Acólitos, junto a Infância e Adolescência Missionário (IAM)”.

Eleição do novo decano e Partilha

Os padres do Decanato de Pato Branco, junto com Dom Edgar reuniram-se para a eleição do novo Decano, sendo escolhido o Padre Evandro, da paróquia Cristo Rei.

Decano - Padre Evandro

Enquanto acontecia a eleição padre Wagner motivou a partilha do que ressoou no coração dos presentes e chamou os leigos que estavam a frente dos decanatos da diocese, para ressaltar a importância e valor de seus trabalhos.

Salve Rainha, benção e confraternização

Dom Edgar fez as considerações finais e deu a benção. Retomando uma frase de cada tema abordado, reforçou a importância do Decanato e do papel do Decano, que não se restringe aos padres diocesano, chamou todos a rezarem uma Salve Rainha, em honra a Mãe de Deus e deu a benção final, convidando a todos para uma breve confraternização.

Por: Frei Marcelo Tadeu, ofm.

Fotos: PASCOM – Paróquia Nossa Senhora de Fátima

Confira Os Últimos Posts

Noite de Natal 2023

Noite de Natal 2023.As fotos demoraram para serem postadas pois estávamos com problema para abrir as fotos. https://paroquiafatimapb.com.br/wp-content/uploads/2024/01/Noite-de-natal-2023.mp4

Pastoral do Batismo

Celebração Epifania Do Senhor E Adoração Dos Reis Magos Ao Menino Jesus. Clique AQUI para ver no Google Fotos

Deixe um comentário

Rolar para cima

Clique no Ícone Para Conversar
Pelo WhatsApp