pastoral do batismo

OBJETIVO geral

Despertar nos cônjuges o entusiasmo cristão, levando os pais que pedem o Batismo e os que serão padrinhos a assumirem o seu lugar na Igreja, como discípulos e missionários de Jesus Cristo, testemunhando a fé cristã e expressando-a na comunidade eclesial.

OBJETIVO específico

• Ajudar as famílias a aprofundarem o sentido do Batismo cristão;
  • Promover a família cristã que pede o Batismo, destacando o papel missionário do cristão;
  • Incentivar o cultivo da espiritualidade cristã em família;
    Despertar a corresponsabilidade cristã através da entreajuda gratuita;
  • Promover a inserção mais efetiva do cristão em sua comunidade;
  • Celebrar a vida fraterna através do vínculo da caridade entre as pessoas cristãs;
  • Encorajar a participação eclesial, como lugar de expressão da fé e vivência cristãs.
  • Conhecer e valorizar as pessoas enquanto manifestam a intenção de viverem como cristãos.

METODOLOGIA

O atendimento aos casais e famílias cristãs que pedem o Batismo para seus filhos é feito através do Acompanhamento Personalizado.
A partir do pedido da pessoa interessada, a Igreja mostra solicitude através da visita à família, das pessoas ou casais da Pastoral do Batismo.

• No primeiro contato é uma conversa com o Padre.
  • São feitos três encontros na casa da família da pessoa que será batizada.
  • Em tais encontros não se prioriza a formação doutrinal, embora esta esteja presente. O foco central é no encontro, na partilha de vida, no acolhimento, na oração, na troca de experiência, etc. É, sobretudo, uma conversa de irmãos que se ajudam. A prioridade é o desenvolvimento do vínculo da amizade, solidariedade e testemunho cristão. Trata-se de uma verdadeira inserção na realidade da família dos acompanhados, visando uma maior inserção comunitária destes.

ATIVIDADES PERMANENTES

• Em nível paroquial, atendimento aos pais e os que serão padrinhos, que pedem o Batismo para os filhos e futuros afilhados;
  • Encontros de formação e aprimoramento da ação pastoral de atendimento personalizado;
  • Apadrinhamento dos acompanhados em vista da participação eclesial, durante os encontros;
  • Encontros decanais para implantação, acompanhamento e suporte no desenvolvimento do trabalho pastoral paroquial;
  • Atendimento às paróquias, pelos assessores, oferecendo formação e orientação.

PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO NA PARÓQUIA

• Formação de um grupo coeso de pessoas, preferencialmente casais da Pastoral Familiar, que se disponha a acompanhar as pessoas (pais e futuros padrinhos) que pedem o Batismo;
  • Formação interna dessas pessoas a respeito do material a ser utilizado, da dinâmica dos encontros e aprofundamento teológico sobre o sentido cristão do Batismo;
  • Eleição de um representante responsável para acolher os pedidos (fichas) e encaminhá-los às pessoas (casais) disponíveis para realizar os encontros junto às famílias;
  • Recebimento das fichas, após a finalização dos encontros, e emissão do Certificado de Participação nos Encontros de Preparação Personalizada para o Batismo, devidamente assinado e carimbado.
  • Encaminhamento da Ficha de Controle à Pastoral Familiar, para ulteriores atividades de acompanhamento aos casais.

COORDENAÇÃO 2019-2023

2019-2023