Missa de Abertura da Catequese 25/02/2023

No dia 25/02/2023, ocorreu na Matriz Nossa Senhora de Fátima a abertura da catequese. O evento contou com a participação dos catequistas e dos catequisandos, que estavam ansiosos para começar esse importante momento de aprendizado e crescimento na fé.

Além disso, essa data também foi marcada pela celebração dos 47 anos de enlace matrimonial do casal Ana e Fernando Coldebela e dos 46 anos de enlace matrimonial de Lizete e Volmir Fávero. Um momento especial para as famílias, que demonstram o amor e a união ao longo de tantos anos.

Neste artigo, vamos falar um pouco mais sobre a abertura da catequese e a importância desse momento para os participantes. Também vamos abordar a celebração dos aniversários de casamento e a importância da união e do amor na vida de um casal.

O que é a catequese?

Antes de falarmos sobre a abertura da catequese, é importante entendermos o que é esse momento tão importante na vida dos cristãos. A catequese é um processo de educação na fé cristã, que tem como objetivo ajudar os fiéis a crescerem na sua relação com Deus.

Durante a catequese, os participantes têm a oportunidade de aprender mais sobre a Bíblia, a história da Igreja e os ensinamentos de Jesus Cristo. É um momento de reflexão e aprendizado, que ajuda a fortalecer a espiritualidade e a fé dos cristãos.

A abertura da catequese

A abertura da catequese é um momento muito especial, em que os os catequisandos e as famílias se reúnem para dar início a esse importante processo de aprendizado e crescimento na fé. Na Matriz Nossa Senhora de Fátima, a abertura da catequese aconteceu no dia 25/02/2023 e contou com a presença dos catequistas e dos catequisandos.

A importância da catequese

A catequese é um importante processo de ensino da doutrina cristã que tem como objetivo formar a consciência religiosa e levar à participação ativa dos fiéis na vida da igreja. “Catequese é o ensinamento essencial da fé, não apenas da doutrina como também da vida, levando a uma consciente e ativa participação do mistério litúrgico e irradiando uma ação apostólica. Todo cristão que aceita Cristo por inteiro é o verdadeiro balizado; ele é responsável em anunciar a Palavra de Deus, a começar por si próprio e pela família.”, a catequese não se limita apenas ao ensinamento da doutrina, mas deve levar a uma participação consciente e ativa no mistério litúrgico e a uma ação apostólica.

A catequese é fundamental para viver a fé em Cristo e evangelizar. Através da catequese, as crianças, jovens e adultos são iniciados na plenitude da vida cristã, aprendem sobre os sacramentos da igreja e se preparam para recebê-los.

Em resumo, a catequese é fundamental para a formação da consciência religiosa e para a participação ativa na vida da igreja. Através dela, os fiéis aprendem sobre a doutrina cristã, os sacramentos da igreja e são iniciados na plenitude da vida cristã. Além disso, em momentos de mudança e renovação na igreja, a catequese se torna ainda mais importante para o fortalecimento da comunidade cristã.

Celebração dos aniversários de casamento e a importância da união e do amor na vida de um casal.

A celebração dos aniversários de casamento é uma tradição antiga que vem desde a Idade Média, onde os cônjuges da burguesia ofereciam à sua esposa uma coroa de prata para celebrar os 25 anos de casamento e, mais tarde, uma coroa de ouro para simbolizar os 50 anos de união

Além disso, existem muitas outras celebrações para cada ano de casamento, cada uma com seu próprio nome e significado, como as bodas de trigo ou couro, que simbolizam a prosperidade, união e firmeza do sentimento, e as bodas de flores e frutas, que representam a renovação e a delicadeza do amor.

A celebração desses aniversários é uma forma de renovar os votos e relembrar a importância da união e do amor na vida de um casal. É um momento para refletir sobre a jornada juntos e comemorar as conquistas alcançadas ao longo do caminho.

A união e o amor são fundamentais para a felicidade de um casal. A vida a dois é uma jornada que pode trazer muitos desafios, mas quando há amor, respeito e comprometimento mútuo, é possível superar qualquer dificuldade. A importância da união se reflete em momentos de alegria, mas também em momentos difíceis, onde é necessário apoio e compreensão.

Em resumo, celebrar os aniversários de casamento é uma forma de lembrar a importância da união e do amor na vida de um casal. A vida a dois pode ter muitos desafios, mas quando há amor e comprometimento, a felicidade é alcançada. O amor é fundamental para uma vida plena e feliz, e deve ser sempre cultivado e valorizado.