coleta da solidariedade

A Coleta da Solidariedade é um evento muito importante para a Igreja Católica. Esta é uma ação de caridade e solidariedade que ocorre anualmente e que visa ajudar as pessoas mais necessitadas em todo o mundo. A Coleta da Solidariedade é um exemplo prático de como a igreja está comprometida em ajudar os pobres e marginalizados.

O evento é realizado durante a quaresma, um período em que os fiéis são convidados a se abster de seus prazeres pessoais, em prol de ajudar os mais necessitados. Os envelopes da Coleta da Solidariedade são distribuídos durante esse período, para que os fiéis possam fazer sua contribuição financeira para a causa.

Este ano, a Coleta da Solidariedade será realizada em todas as celebrações no final de semana do Domingo de Ramos. O objetivo é que todas as comunidades católicas sejam motivadas a participar deste ato de solidariedade, para que a arrecadação seja ainda maior e possa ajudar ainda mais pessoas em todo o mundo.

O tema deste ano é “Fraternidade e fome – Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16), que ressalta a importância de compartilhar com os necessitados, de forma que ninguém passe fome e que todos tenham acesso aos alimentos necessários para sobreviver.

A fome é um problema que afeta milhões de pessoas em todo o mundo, especialmente em países subdesenvolvidos. A Igreja Católica está comprometida em ajudar essas pessoas, por meio de programas de caridade e solidariedade, como a Coleta da Solidariedade.

Os recursos arrecadados pela Coleta da Solidariedade são destinados a projetos sociais e de desenvolvimento em todo o mundo.

Além disso, a Coleta da Solidariedade também é responsável por financiar ações de emergência em situações de crise, como terremotos, enchentes, guerras, entre outros. É uma ajuda importante para as pessoas que passam por essas dificuldades.

A Coleta da Solidariedade é uma oportunidade para os fiéis demonstrarem sua gratidão a Deus, compartilhando com aqueles que mais precisam. É uma forma de praticar a solidariedade e a caridade, valores fundamentais da Igreja Católica.

A Igreja Católica acredita que todos os seres humanos são iguais e que todos têm o direito de viver com dignidade. Por isso, incentiva a participação na Coleta da Solidariedade e em outras iniciativas de caridade e solidariedade.