MATRIZ NOSSA SENHORA DE FÁTIMA

Matriz

Nossa Senhora de Fátima

Domingos: 9h30

Quartas-Feiras: 1ª Quarta do mês às 07h e demais quartas às 19h30 – Novena de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Sábados: 19h30

Primeira Sexta-Feira de cada mês – 19h30 – Missa Sagrado Coração de Jesus

História da Comunidade

Matriz Nossa Senhora de Fátima

Aos cinco dias do mês de setembro de 1982, na residência do Sr Givaldino Olivo, foi realizada a primeira reunião dos membros das comunidades que compreendiam os Bairros: Premen, Primavera, Vila Veneza, Sagin, Pe Anchieta e imediações para tratar da constituição e eleição de uma diretoria para uma nova comunidade que estaria sendo formada: Comunidade Nossa Senhora de Fátima.

Nesta reunião estavam presentes alguns convidados especiais: o prefeito da cidade e engenheiro civil Sr Roberto Zamberlan, seu assessor de planejamento Sr Arcione João Moretti, Pedro Setembrino Camuzatto e Antônio Pilatti. Por unanimidade, os trabalhos foram presididos pelo Sr Reinaldo Ribeiro da Trindade com seu secretário Darcy Domingos Pagnoncelli.

Os proprietários do terreno escolhido para a construção de um pavilhão comunitário, prontificaram-se a cedê-lo por um preço que corresponderia a metade do valor real. Eram os senhores: Antonio Pilatti, Pedro Setembrino Camuzatto, Pedro Luiz Tavares e Zeferino de Barba.

O Senhor Prefeito, vendo o entusiasmo e empenho dos membros presentes, prontificou-se a doar a terraplanagem e a pedra brita necessária para a construção do pavilhão.

Por sugestão do Presidente dos trabalhos, e em seguida por aclamação, foi eleita a primeira Diretoria da comunidade:

Presidente: Darcy Antonio Pagnoncelli

Secretário: Geraldo Pradella

Tesoureiro: Antônio José Olivo

Conselho Fiscal: Zeferino de Barba, Ari de Mattos, Pedro Garcia e Julio Danielli.

Realizou-se os trâmites necessários para a Comunidade, como conta bancária para movimentação dos recursos financeiros, comissões, realização de promoções.

A primeira promoção da comunidade foi uma festa religiosa realizada no dia 24 de outubro de 1982.

Foi construído um pavilhão para as celebrações, promoções com uma cancha de bocha, cozinha, banheiros e duas salas que, mais tarde, foram utilizadas para a catequese, Legião de Maria e demais pastorais que foram surgindo. A comunidade era atendida pelos Freis e religiosas da Paróquia São Pedro.

Várias equipes de Conselhos Administrativos passaram pela comunidade dedicando seu tempo, esforço, criatividade e muita Fé para arrecadar fundos e suprir as necessidades da época.

Em 1996, quando os Claretianos chegaram na comunidade, alugaram uma casa, do Sr Turra. Padre Eugênio Pessato com ajuda da Ana Coldebella, arrecadaram cadeiras, armários….o que conseguiram ganhar de doações da Caixa Econômica Federal, que estava trocando os móveis do banco. Todos esses móveis, mais tarde, ficaram com a Pastoral da Criança.  Em 24 de outubro de 1997 com autorização do Bispo, tornou-se Paróquia Santo Antonio Maria Claret. As celebrações ainda eram realizadas no pavilhão.

Durante esse período, o “presidente” da comunidade era o senhor Geraldo Pradella. A igreja, existente até hoje, começou a ser construída.

Foi um período de muito trabalho, promoções, doações que resultou na estrutura que se tem hoje.

Além do trabalho na Paróquia os Padres Claretianos mantinham um seminário para jovens que sentiam o chamado e tinham o interesse em tornarem-se sacerdotes.

A Paróquia não tinha uma única Matriz. Era dividida em setores com 3 matrizes: uma na comunidade Nossa Senhora de Fátima no Jardim Primavera ( atual Matriz), uma na comunidade Nossa Senhora da Salete, no bairro Vila Esperança e uma na comunidade Sagrado Coração de Jesus, no bairro Planalto. Foi uma experiência de descentralização de secretarias.

De 1997 a 1999 a Paróquia teve como Pároco Padre Eugênio Pessato. A partir de 2000, Padre Julio Miranda assumiu como Pároco até fevereiro de 2003. Na sequência Padre José Gilson Feitosa assumiu a paróquia até final de 2005. Em 2006 Padre Roberto esteve à frente da Paróquia até março de 2007, quando os Padres Claretianos foram embora da cidade de Pato Branco.

Durante esse período estava sendo construída a casa paroquial e a secretaria da paróquia.

Em 2007, Frei José Idair Ferreira Augusto tornou-se o Pároco da paróquia e em fevereiro de 2008, por consenso da comunidade, a mesma passou a ser chamada de Paróquia Nossa Senhora de Fátima, e a Matriz na Comunidade de mesmo nome.

A construção da casa paroquial foi concluída, assim como a realização da construção do centro catequético. Houve mudanças nas organizações pastorais e administrativas.

Em fevereiro de 2011, a paróquia despediu-se de Frei José Idair a acolheu Padre Élio Sofientini Albano que continuou o trabalho como Pároco e pastor da Paróquia.

Em 24 de fevereiro de 2018, assumiu o atual Pároco, Padre Douglas Fernandes.