Em breve!

Ecologia

A Pastoral

Habitamos uma “casa comum”! Essa é a premissa da pastoral da ecologia, a qual prega que todos devemos ser responsáveis por cuidar dessa casa que Deus nos proporcionou. Na Igreja Católica, esse tema tem obtido ênfase, graças a preocupação do Papa Francisco, o qual deu um passo significativo quando apresentou para toda Igreja e sociedade uma carta encíclica, intitulada “Laudato sí”, o primeiro texto magisterial da história da Igreja sobre ecologia, 24 de maio de 2015. Assim, o papa Francisco elaborou esta carta com o apoio de estudiosos, cientistas e teólogos, a fim de consolidar diversas informações, abordagens e aspectos relacionados com as questões ecológicas ou sócio-ambientais

Objetivo Geral

A Pastoral da Ecologia tem por objetivo evangelizar e acompanhar as pessoas e comunidades envolvidas e comprometidas com o Cuidado da Casa Comum;

Principais Objetivos Específicos

• Divulgar e refletir a Encíclica “Laudato Si” e outros documentos do Magistério, a partir do desenvolvimento de processos de sensibilização, compreensão, formação e transformação; na visão de Ecologia Integral da Encíclica” Laudato Si “.
  • Suscitar atitudes proativas em relação a defesa da vida no planeta, cuidado dos bens públicos comuns (água, clima, florestas, solos);
  • Promover a responsabilidade para com a proteção e preservação dos Biomas Nacionais, a Biodiversidade e o Cuidado e Bem Estar dos animais.
  • Viver e testemunhar uma espiritualidade e mística do Cuidado da Criação.

metodologia de Ação

Como metodologia para operacionalizar e levar à prática estas diretrizes de ação, será importante manter um diálogo constante e aberto com a sociedade civil e o poder público, facilitando parcerias, articulação e coordenação de comunidades e campanhas que compartilhem estes critérios de animação pastoral, tornar a Ecologia Integral uma linha de pensamento e ação que perpasse todas as dimensões pastorais, em especial a presença pública da Igreja em sua atuação sócio-transformadora, e sempre oferecer um trabalho de educação na proposta de Ecologia Integral integrando sua Espiritualidade.

Acredita-se que a Igreja deve empenhar-se em fazer ressoar o grito da Criação, e como São Francisco, propor uma nova forma de relacionamento com o nosso planeta Terra e, assim como afirma a “Laudato Si”, levar à uma verdadeira conversão ecológica.

Quer Ser um Voluntário!

Em breve