PASTORAL
CARCERÁRIA

“Estive preso e vieste me visitar” (Mt 25, 36).

É com esse lema em mente que a Pastoral Carcerária (PCr), pastoral social ligada à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), age junto às pessoas presas e suas famílias.

Previous slide
Next slide

O QUE É

A Pastoral Carcerária que ser uma presença da Igreja em meio aos encarcerados “aos mais pobres entre os pobres porque privados de sua liberdade”  levando a eles a palavra da fé, a presença e solidariedade cristã.

´É um diferencial para o sistema prisional, pois possui compromisso com a pessoa presa e promove diálogo ecumênico e inter-religioso na defesa da vida.

MISSÃO

Ir com o Bom Pastor junto de suas ovelhas, numa atitude de escuta e anúncio da libertação aos cativos, levando aos encarcerados assistência espiritual e toda a ajuda que for possível a eles e às suas famílias.

METODOLOGIA

Olhar a realidade; Escutar os encarcerados; Conhecer a realidade prisional; Ir até os “porões” do sistema prisional; Fazer com que o encarcerado encontre sua dignidade; Inserir a pessoa presa na sociedade e incentivá-la a progredir na fé.

PRINCIPIOS

Atender a todos os encarcerados, sem exceção;

Assumir uma atitude de diálogo ecumênico, inter-religioso e inter-cultural;

Ter atitude profética diante da violação dos direito.

PERFIL DO AGENTE

Ser ​ uma pessoa que saiba viver em comunhão com a pastoral, participando das reuniões de formação permanente, aberto ao trabalho em equipe e disposto a enfrentar os desafios com serenidade, buscando saída em meio às dificuldades.

A PASTORAL CARCERÁRIA DO REGIONAL SUL 2 TEM COMO META

Fortalecer e organizar a Pastoral Carcerária nas Dioceses

Garantir formação permanente a todos os membros da equipe Diocesana e às equipes locais da Pastoral.