Apostolado da Oração

apostolado da oração

OBJETIVO

O objetivo principal do apostolado é a união dos fiéis por meio da oração cotidiana que se juntam ao sacrifício eucarístico.

 Sempre cuidando em especial da parte espiritual de cada membro da nossa comunidade;  como Jesus fez por nós, salvando a todos  e morrendo na cruz. Amém!

BREVE HISTÓRICO DO APOSTOLADO DA ORAÇÃO NA PARÓQUIA NOSSA SENHORA DE FÁTIMA – DIOCESE DE PALMAS E FCO BELTRÃO

O Apostolado da Oração teve sua eleição em nossa paróquia na reunião do dia 25/06/2002, logo após a missa. A reunião deste dia tinha a finalidade de compor a diretoria que iniciaria os trabalhos. O diretor espiritual Pe. Julio C. Miranda CMF e a dirigente da reunião Sra. Nair Novazh constituíram então a primeira diretoria, que ficou assim definida: Presidente – Dona Ilda Bittencourt, Vice-Presidente – Dona Neide Bagatini, Primeira Secretária – Olinda K. Rodrigues, Segundo Secretário – Claudino Rizello, Primeira Tesoureira – Maria Iraci e Segunda Tesoureira – Lúcia Malinovski. A posse da diretoria foi no dia 9/07/2002, com a celebração da missa.

A primeira reunião da então diretoria foi no dia 10/07/2002, onde se definiram algumas prioridades, tais como: os integrantes do bairro Planalto façam os encontros no Jardim Primavera a nível de paróquia. O roteiro dos encontros deverá ser visto no estatuto do Apostolado da Oração para entender a função de cada membro da diretoria, bem como zeladoras e zelados. A missa do Apostolado da Oração será na primeira sexta-feira de cada mês, e no primeiro sábado do mês teremos as reuniões mensais que devem ser feitas sempre no mesmo dia e hora, preparando antes o local, assinar a folha do encontro, entregar neste dia os bilhetes e o mensageiro, fazer o oferecimento todos os dias, leitura da ata, cantar o hino do Apostolado da Oração e convidar pessoas para se consagrarem no mês de junho. O horário da adoração ao Santíssimo ponto e usar o Bentinho, que é um escudo e emblema com a imagem do Sagrado Coração, que quer nos dizer: “O Coração de Jesus está comigo”. Portanto, cortar este escudo além de proteção infinita é o símbolo de nossa total confiança na proteção divina.

Por que consagrar-se ao Sagrado Coração de Jesus?

Consagração vem de “sagrado”. E ter algo sagrado ou santo por sua dedicação a Deus ou ao seu culto. A consagração é uma entrega ou dedicação a Deus de corpo e alma, minha vida, minha pessoa, minhas ações, penas e dores, não querendo servir-me de parte alguma de meu ser, senão para honrar, amar e glorificar tudo para a maior Glória de Deus. Portanto, a consagração é uma doação dita ao nosso Senhor em que manifestamos nosso propósito de viver inteiramente segundo Suas leis e na defesa de seus interesses.

SEGUE-SE ENTÃO ALGUMAS “PINCELADAS” DOS ANOS QUE SE PASSARAM:

Na reunião de agosto de 2002, a senhora Maria Araci, então tesoureira, passou o primeiro valor em caixa, que é de R$67,99. Dona Hilda falou da Hora Santa todas as quintas-feiras, que além de ser de grande importância para todos nós, é nosso dever cumprir neste dia. Também nos foi doado por dona Etelvina Trombetta uma Bandeira do Sagrado Coração de Jesus, uma caixa para ser guardado o material do Apostolado e uma toalha para a igreja, para as missas do Apostolado. No decorrer dos anos, foram feitas várias rifas, onde a renda era destinada para as vocações sacerdotais da paróquia, ou para as vocações das irmãs franciscanas da beata Angelina, para ajudar o seminário e para custear despesas com os pagamentos de bilhetes espirituais.

  • OUTUBRO 2002 – RIFA DE UM URSO
  • JULHO 2005 – RIFA DE UM JOGO DE LENÇOL DE CASAL
  • ABRIL 2006 – RIFA DE UMA TOALHA DE BANHO
  • ANO 2007 – RIFA DE UMA TOALHA DE BANHO, UM PANO DE PRATO E UM PORTA BÍBLIA
  • JULHO 2008 – RIFA DE UM QUADRO, UM MOMBONIER, UMA TOALHA

No decorrer do ano, também tivemos algumas doações para o Apostolado.

  • OUTUBRO 2005 – DOAÇÃO DE UMA FRASQUEIRA POR TEREZINHA DO NASCIMENTO
  • 2008 – UMA TOALHA DE BANHO E UMA DE ROSTO BORDADA, DOADA POR LINDARCY ROCHEMBACH.
  • DOAÇÃO DE CONFECÇÃO DE LEMBRANCINHAS PARA A MISSA DO APOSTOLADO

Certamente houve outras doações anônimas em favor do Apostolado, mas infelizmente não constam em ata. O Apostolado da Oração seguiu-se acontecendo ventos que no decorrer dos anos ficaram, outros se modificaram de acordo com a necessidade, houve várias dificuldades, obstáculos, sonhos, objetivos… E assim seguimos, com perseverança, confiança, esperança e fé!

Em novembro de 2002, anunciou-se os aniversariantes do mês, onde cada um recebeu um cartão e foi cantado os parabéns, gesto que se seguiu nos meses seguintes.

Em dezembro de 2002, foi feita a confraternização e amigo secreto em Ação de Graças pelo ano que se passou, gesto que é repetido até agora.

Em março de 2003, dona Hilda cê mostrou preocupada em fazer uma coleta para ajudar nas vocações sacerdotais, fazendo um chá rifa ou arrecadação em dinheiro. Situação que ficou resolvida por hora, vira passando uma caixa de coleta nas reuniões a partir do mês de maio. Em maio de 2003, dona Hilda entregou a providência para dona Brígida e ela assumiu o cargo de tesoureira. E nos outros, seguiu-se a troca das presidências, que aqui registro:

  • Maio de 2003: A senhora Brígida Lora assume a presidência, na qual fica por 3 anos.
  • JANEIRO 2006: Assume a presidência a senhora Doralice.
  • 2007: Presidente senhora Brígida Lora.
  • 2008: Presidente a senhora Inês Maria Olivo.
  • Junho 2008: Claudino Rizello assume a pedido de Dona Inês Maria.
  • 2012: O presidente a senhora Ana Eni Coldebella.
  • Março 2017: Presidente a senhora Iracema Secco.

Em agosto de 2003, comentou-se a possibilidade de ir nas casas levar a consagração do Sagrado Coração de Jesus, e ficou resolvido que seria feito o mais breve possível.

Em 2006, tivemos a visita em nossa reunião da presidente do todo decanato de nossa diocese, a dona Mari. Junto com ela vieram algumas zeladoras de Vitorino, Itapejara do Oeste.

Em 2006, o Apostolado da Oração recebeu a aprovação de inúmeros favores de todos os sumos pontífices e eles definiram como “uma das grandes esperanças da igreja”. João Paulo II afirmou: “O Apostolado da Oração é o mais precioso Tesouro do coração do papa e de todo o coração de Cristo”.

Em 24/11/2012, foi realizado o primeiro retiro espiritual do Apostolado da Oração.

Financeiramente, o Apostolado da Oração trabalha com as ofertas mensais da missa para custear as despesas ou compras necessárias, tais como: cartões, bolos, copos, buquê de flores, velas, um quadro de madeira para enfeite de Corpus Christi, xerox, intenção de missa e o pagamento dos bilhetes mensais. Em 2017, foi pago um livreto de canto para as reuniões.

Também foram feitas outras colaborações:

  • R$280,00 para comprar um micro-ondas para a casa paroquial.
  • Presente de despedida para a irmã Marizete (uma colcha e um travesseiro) que estava indo embora de Pato Branco, partindo em missão para São Paulo.
  • Compra de fraldas para a enferma Yolanda Adão.

Em resumo, o Apostolado da Oração sempre ajudou nas festas e promoções de nossa paróquia, de acordo com as possibilidades.

sagrado coração de jesus

OBJETIVO

“Eu darei aos devotos de meu Coração todas as graças necessárias a seu estado”

Nosso Senhor apareceu numerosas vezes a Santa Margarida Maria Alacoque (de 1673 até 1675).

Nessas aparições, Ele fez 12 importantes promessas. Leia-as abaixo com atenção e você perceberá os grandes benefícios espirituais que essa devoção trará para sua vida.

APOSTOLADO DA ORAÇÃO

A FORÇA DA ORAÇÃO NA IGREJA

O Apostolado da Oração constitui a “união dos fiéis que, por meio do oferecimento cotidiano de si mesmos, se juntam ao Sacrifício Eucarístico, no qual se exerce continuamente a obra de nossa redenção, e desta forma, pela união vital com Cristo, da qual depende a fecundidade apostólica, colaboram na salvação do mundo.” 

Nasceu num Seminário da Companhia de Jesus (de padres Jesuítas), em Vals, perto de Le Puy, na França e espalhou-se pelo mundo. Trabalha com afinco pela evangelização das famílias, tem uma devoção especial ao Sagrado Coração de Jesus e todos os seus membros rezam diariamente pelas intenções do Santo Padre. 

É Igreja orante, comunidade a serviço, gesto de partilha, de ofertório e doação.

Apóstolos na Igreja evangelizando e testemunhando na fé, na esperança e no amor. O Espírito Santo dá os dons com suas diversidades e Cristo os transforma em vocação.

O Apostolado da Oração reza pelos que não querem rezar; por aqueles que não gostam de rezar; pelos que estão à serviço da Igreja e muitas vezes não tem tempo para rezar ou são vencidos pelo cansaço e pelo desânimo, pela igreja missionária e pela Igreja família, pelos indiferentes, por toda a humanidade, pois bem nos lembra o Mestre: “Sem Mim nada podeis fazer” (Jo 15,5) e Santa Tereza D’Avila nos fala: “Quando é o coração que reza, Deus sempre nos atende”. Por isso o Apostolado da Oração todos os dias une suas orações de coração para coração no mundo inteiro.

Do coração do zelador ao coração de Jesus e de Maria, na adoração e na meditação, na contemplação e Horas Santas deixadas por Santa Margarida Maria para a Companhia de Jesus e dos Padres Jesuítas confiadas ao Apostolado da Oração, os membros vão levando avante o compromisso de propagar a Divina Misericórdia do Coração de Jesus, ofertando as vidas em favor da humanidade.

A vida interna da Igreja é a alma do Apostolado e a “Oração” o alimento de cada dia por toda a vida. Por isso deve crescer as fileiras do MEJ (Movimento Eucarístico Jovem), a ala jovem do Apostolado da Oração, sendo sinal de Cristo na Igreja, na família e na sociedade.

 Em 1984, nosso querido Santo Papa João Paulo II fez uma inesquecível revelação: “ O Apostolado da Oração é o mais precioso tesouro do coração de Cristo e do coração do papa”.

Mas o que é preciso fazer para pertencer ao Apostolado da Oração?

Algumas práticas:

Primeira: Oferecimento diário a Deus de suas orações, obras, alegrias e sofrimentos, em união das intenções pelas quais o Coração de Jesus está continuamente intercedendo e oferecendo-se em sacrifício por nós;

Segunda: Santo sacrifício da missa e a comunhão reparadora;

Terceira: Devoção a Nossa Senhora, rezando pelo menos uma dezena do terço todos os dias e imitando sua humildade e entrega a Deus. 

Quarta: Devoção ao Sagrado Coração de Jesus. Recomenda-se a consagração pessoal e familiar ao Sagrado Coração de Jesus, além dos exercícios de reparação como a Hora Santa e a Comunhão reparadora, principalmente na 1ª sexta-feira do mês. Ainda, a importantíssima participação na celebração da Festa do Sagrado Coração de Jesus.

No dia 16 de junho 1675, Santa Margarida Maria Alacoque ( 1647 – 1690) estava rezando diante do sacrário em Paray-le-Monial ( Borgonha, França) quando Nosso Senhor lhe apareceu. Depois de um breve diálogo, Ele aponta para seu próprio Coração e diz: “ Eis aqui o coração que tanto amou os homens, que não poupou nada até esgotar-se e consumir-se, para testemunhar-lhes seu amor; e, por reconhecimento, não recebe da maior parte deles senão ingratidões, por suas irreverências, sacrilégios e pelas indiferenças e desprezos que tem por Mim no Sacramento do amor. Mas o que Me é ainda mais penoso é que corações que Me são consagrados agem assim.

Por isso Eu te peço que a primeira sexta-feira depois da oitava do Santíssimo Sacramento seja dedicada a uma festa especial para honrar meu Coração, comungando-se neste dia e fazendo-Lhe um ato de reparação, em satisfação das ofensas recebidas durante o tempo que estive exposto nos altares. Eu te prometo também que meu Coração se dilatará para distribuir com abundância as influências de seu divino amor sobre aqueles que Lhe prestem culto e que procurem que Lhe seja prestado. ”

Papa Pio IX ( 1846-1878) afirmou ao Padre Julio Chevalier, fundador dos Missionários do Coração de Jesus: “A Igreja e a sociedade não tem outra esperança senão no Sagrado Coração de Jesus; é Ele que curará todos os nossos males. Pregai e difundi por todas as partes a devoção ao Sagrado Coração, Ele será a salvação para o mundo.”

O que é uma Fita ou Bentinho usado pelos membros do Apostolado?

É um poderoso escudo que a Divina Providência colocou à disposição, a fim de proteger contra os mais diversos perigos enfrentados em nosso dia-a-dia. É um emblema com a imagem do Sagrado Coração e a divisa: Alto! O Coração de Jesus está comigo. Venha a nós o Vosso Reino!

Portar essa fita ou bentinho auxilia, além de tantas proteções, a recordar as promessas do Sagrado Coração de Jesus; é símbolo da total confiança na proteção divina; é um sinal de permanente súplica e fidelidade a Nosso Senhor e um pedido de que Ele faça os corações semelhantes ao d’Ele.

Na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, o Apostolado da Oração teve início em junho de 2002, com a coordenação da Sra Hilda Bittencourt. 

Em maio de 2003, passou a coordenação para a Sra Brigida Lora.

Em janeiro de 2006 assumiu a Sra Doralice

Em 2008 foi a vez da Sra Inês Maria Olivo assumir os trabalhos, mas no mesmo ano passou a coordenação ao Sr Claudino Rizello.

Em 2012 o cargo foi passado para a Sra Ana Eni Coldelella. Nessa época foi realizada a entronização das imagens do Sagrado Coração de Jesus nas famílias, através de uma celebração própria.

Em março de 2017 a coordenação passou para a Sra Iracema Secco.

Em 2019 a coordenação passou para a Sra Lourdes Antoniolli.

Além dos coordenadores, o Apostolado conta, desde 25 de janeiro de 2008 com a ajuda da Sra Lindarcy Rochenbach como tesoureira e da Sra Ana Lúcia Ferreira Ramos como secretária, desde 2012.

Os membros do Apostolado da Oração se reúnem mensalmente na missa na Matriz Nossa Senhora de Fátima na primeira sexta-feira do mês às 19h, dedicada ao Coração de Jesus e no primeiro sábado do mês às 15h no Centro Catequético da Matriz, para rezarem a Hora Santa da revista “ Mensageiro do Coração de Jesus”, e para deliberarem sobre assuntos pertinentes ao Apostolado e combinarem ações evangelizadoras. 

Playlist Novena Sagrado Coração

Rolar para cima

Clique no Ícone Para Conversar
Pelo WhatsApp