Acesso Rápido

Setor
Pré-Matrimonial

Objetivo

O SETOR PRÉ-MATRIMONIAL é o ramo da Pastoral Familiar que atua com as crianças, desde a mais tenra idade, até os noivos na celebração do matrimônio. Ele visa criar iniciativas que promovam a vocação matrimonial, para que seja vivida como uma decisão consciente. O desafio da nossa ação pastoral é, portanto, a formação integral que deve ser um processo de formação permanente e continuada que acompanhe todos os membros da família (inclusive crianças, adolescentes e jovens), nas diversas etapas e dimensões de suas vidas.
O Setor Pré-Matrimonial está dividido em três etapas de preparação:

1. Preparação Remota

Tem seu início na infância e visa infundir autênticos valores humanos e cristãos, nos níveis pessoal e interpessoal, ou seja, formação do caráter, domínio das inclinações, socialização etc. Esta preparação pensa na constituição das futuras famílias e abrange um período bastante grande do ser humano: começa no seio da família, percorre o caminho da escola e da Iniciação Cristã (Batismo, Eucaristia e Crisma). O Diretório da Pastoral Familiar(165), nos lembra, ainda, que a Pastoral Familiar e a catequese precisam preparar AGENTES capacitados para discutir assuntos da atualidade com crianças e adolescente à luz da fé (por exemplo, a influência dos meios de comunicação social), e MANUAIS simples claros, explícitos e corajosos para ajudar pais e professores a transmitir às crianças, adolescentes e jovens os princípios naturais e cristãos da afetividade, sexualidade, castidade e vocação. É indispensável apresentar elementos pedagógicos de excelente qualidade!

2. Preparação Próxima

Precisa ser um caminho ou itinerário catecumenal para o sacramento do matrimônio, com uma catequese renovada, de modo que este sacramento seja celebrado e vivido com as retas disposições morais e espirituais. Como a realidade de muitas famílias já não oferece elementos convincentes para o exercício da vocação matrimonial, as paróquias passaram a exigir a participação nos Encontros de Preparação para a Vida Matrimonial. Para auxiliar sua organização o setor Vida e Família, da CNBB, lançou para todo o Brasil o Guia de Preparação para a Vida Matrimonial. Os encontros devem ser realizados até seis meses antes da data marcada para o casamento, visando um maior tempo para o casal amadurecer este passo tão importante em suas vidas.

3. Preparação Imediata

É aquela que acontece nos últimos meses ou semanas que antecedem as núpcias. Deve ser realizada em forma de uma entrevista com o sacerdote ou o diácono. Seu conteúdo deve incluir uma profunda consciência do mistério de Cristo e da Igreja, a graça e a responsabilidade do matrimônio. Supõe que os noivos já tenham feito ou estejam para fazer o EPVM. O “Guia de Implantação da Pastoral Familiar na Paróquia” ressalta, ainda, a significativa da preparação para a celebração do matrimônio. Pode haver uma Equipe de Preparação Imediata, trabalhando em conjunto com a Equipe de Liturgia, para orientar os noivos, em primeiro lugar, com relação à natureza sacramental do ato, bem como os detalhes que o compõe (escolha das leituras, música, etc.). Esta mesma equipe poderá ser responsável, no dia do casamento, por acolher os noivos, pais e padrinhos e pela animação da cerimônia.

Pastoral Familiar apresenta novo guia para o Setor Pós-Matrimonial

A Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF) lançou o novo guia para o Setor Pós-Matrimonial. Inspirado nas indicações da exortação Amoris Laetitia, o material é voltado para a atuação pastoral junto aos casais que já têm alguns anos de vida matrimonial e suas famílias, tendo como mote “acompanhar, discernir e inserir as famílias”.

“Este guia quer ser a força para construir a casa sobre a rocha, para firmar as bases morais e espirituais dos casais e das famílias que querem aprofundar o sentido da vida e da presença de Deus na Igreja Doméstica“, resume o bispo de Rio Grande (RS) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB, dom Ricardo Hoepers.

O bispo também ressalta que a proposta de acolher, acompanhar, discernir e integrar, baseada na Amoris Laetitia, “é uma atualização do nosso modo de fazer e compreender a Pastoral Familiar, não como algo dado e engessado, mas como um itinerário permanente de crescimento da fé no seio familiar, na comunidade eclesial e no testemunho do amor de Cristo a toda sociedade”.

O assessor da Comissão para a Vida e a Família da CNBB e secretário executivo da CNPF, padre Crispim Guimarães, destaca que o material é destinado “a todos aqueles que reconhecem o valor do Sacramento do Matrimônio como imagem do Amor de Cristo pela sua Igreja, e desejam se capacitar para testemunhá-lo de forma contundente ao mundo contemporâneo”.

 

A publicação, continua o padre, “foi organizada de modo a fornecer conteúdo fiel ao Magistério da Igreja, bem como orientações pastorais de fácil consulta para sacerdotes, religiosos e leigos que exercem algum tipo de apostolado ou acompanhamento de casais e famílias”.

Ainda segundo o assessor, o guia segue uma metodologia de apresentação de propostas a partir de quatro eixos-chave, tendo como base a Exortação Apostólica Pós-Sinodal Amoris Laetitia e trazendo, em cada seção, subtemas relevantes dentro das quatro atitudes práticas de acolher, acompanhar, discernir e integrar.

Esta publicação soma-se a outros guias da Pastoral Familiar que foram atualizados no presente quadriênio, principalmente com as contribuições do magistério do Papa Francisco. Além do Guia do Setor Pós-Matrimonial, já foram lançados o Guia de Implatação na Paróquia e o Guia do Setor Pré-Matrimonial. Em breve, será disponibilizado o guia para o Setor Casos Especiais, que está em preparação.

O livro está disponível na loja virtual da Pastoral Familiar. Para adquirir, acesse: http://bit.ly/SetorPos

Fonte: https://www.cnbb.org.br/pastoral-familiar-novo-guia-pos-matrimonial/

Saiba Mais

A pastoral matrimonial é composta por uma equipe de casais que vive o casamento cristão, e que trabalha na preparação de casais de noivos a receber o sacramento do matrimônio.

Esses encontros são realizados na forma de acolhimento dos noivos, são semanais com duração de no máximo 90 minutos  com reflexões de temas variados que visam troca de experiências e informações entre a equipe e os casais de noivos, enfatizando a importância da presença de Deus nesta nova caminhada. (dez encontros e o último a missa na paróquia).

Essa preparação deve proporcionar aos noivos um melhor conhecimento do valor do matrimônio cristão, das suas exigências e seus compromissos, fazendo um aprofundamento da dignidade e santidade do matrimônio e da vida matrimonial.

Os encontros devem ser realizados até seis meses antes do casamento, visando um maior tempo para o casal amadurecer esse passo tão importante para suas vidas.

Galeria de Fotos

Diretoria

Em breve

Rolar para cima

Clique no Ícone Para Conversar
Pelo WhatsApp