Padre Marcos Tonial

Pároco entre Janeiro de 2021 até Janeiro de 2023

Clique AQUI e veja a matéria sobre o dia da posse em nossa paróquia.

Histórico de Vida Pe. Marcos Tonial

Pe. Marcos Tonial, filho de Dirceu Tonial (in memoria) e Ires Berlanda Tonial, nascido aos 15 de Setembro de 1977, tem um Irmão Marcelo Tonial. Marcos Nasceu em Coronel Vivida, mas de muito pequeno passou a residir em São João.

No dia 12 de fevereiro de 1994, ingressou no Seminário Menor São João Maria Vianney em Palmas, onde cursou o ensino médio no Colégio Bom Jesus.

No ano de 1997, fez o ano Propedêutico no Seminário Bom Pastor, em Francisco Beltrão, ano marcado pelo Falecimento de três grandes incentivadores de sua vocação, Seu Pai Dirceu Tonial, a mãe do Pe. Valdecir Bressani, dona Stela Bressani, e monsenhor Raymundo Lulus Francener, o qual na ultima direção espiritual que o Pe. Marcos realizou com ele, o mesmo lhe falou: “Marcos a caminhada para ser padre é muito difícil, mas ser padre é muito Bom, continue firme”.

No ano de 1998, ingressou no seminário de Sefisc, Seminário de Filosofia de Santa Catarina em Brusque. Lá fez a faculdade de Filosofia, no centro de Filosofia – FEBE.

No ano de 2001, ingressou no seminário de teologia, seminário Nossa Senhora de Guadalupe em Cascavel, período em que realizou a faculdade de Teologia no CINTEC, Centro Interdiocesano de Teologia de Cascavel. Neste Período realizou estagio pastoral nas seguintes Paróquias: Anos de 2001 e 2003 na Paroquia Nossa Senhora da Salete em Francisco Beltrão; ano de 2002 na Paroquia Santo Antônio de Pádua em Dois Vizinhos; no primeiro semestre de 2004 na Paroquia Cristo Rei da Cango em Francisco Beltrão, e no Segundo semestre de 2004 na Paroquia Nossa Senhora de Lourdes, onde continuou ate meados de 2005 realizando ano pastoral.

Em meados de 2005, foi enviado a realizar trabalhos pastorais juntamente com Dom Agostinho na Cúria Diocesana, em Palmas.

No dia 9 de Setembro de 2006, Foi Ordenado Diácono na Casa de Formação Divino Mestre em Francisco Beltrão, e desempenhou seu diaconato como Secretário na Cúria Diocesana, auxiliando nas Celebrações na Cidade de Palmas.

No dia 14 de abril de 2007, em São João, sua cidade natal, foi ordenado sacerdote para Igreja, a partir de então vem desempenhando seus trabalhos pastorais nas paroquias da Diocese de Palmas. Nos três primeiros anos de Sacerdote trabalhou como Vigário Paroquial na Catedral Bom Jesus da Coluna em Palmas. Em 2010 foi Transferido para a fronteira, onde assumiu como Pároco da Paroquia Nossa Senhora Aparecida em Barracão, e como Reitor na Reitoria Bom Jesus em Bom Jesus do Sul, a qual foi elevada a condição de Paroquia em 2015, a partir de então assumiu como Pároco, na mesma.

Em 2017, assumiu como assessor Diocesano do Setor Juventude, em 2019, foi transferido para a Paroquia Santa Rita de Cassia em Marmeleiro onde assumiu a função de Vigário Paroquial. Em 2020, iniciou o mestrado em direito Canônico e em setembro foi nomeado Juiz auditor do tribunal eclesiástico diocesano.

E hoje 13 de fevereiro assume a função de Pároco na Paroquia Nossa Senhora de Fatima, Bairro Primavera em Pato Branco.