Bairro Planalto

Sábados: 19h

Domingos: 8h

Ver Galeria de Fotos

Quando surgiu o bairro planalto, a matriz São Pedro Apóstolo procurou um terreno para construir uma capela. O Sr. Eugênio Zortea doou para esse fim um terreno anexo ao bairro, de , pois naquela época não era possível adquirir terreno dentro das casas populares.

Foi então iniciado o Pavilhão. Na gestão do prefeito Astério Rigon, o povo queria a capela na região mais central do Bairro. Então o prefeito doou um terreno de   ao lado do colégio onde hoje está o Caic. Com a venda do terreno ganho do Sr. Zortea, foi adquirido o telhado para o Pavilhão.

O Apostolado da Oração da Matriz São Pedro, doou a Imagem do Sagrado Coração de Jesus, com o pedido que este fosse o padroeiro da capela.

Na gestão do prefeito Delvino, iniciou-se a construção do Caic e o governo do estado exigiu mais terreno. Então o Dr. Delvino em troca deste de  doou um outro terreno este contando com , e construiu o Pavilhão que por muitos anos usamos para celebrações eucarísticas e celebrações da palavra, como também para promoções e festas da comunidade. Os Freis Franciscanos atenderam a capela até 1997, quando foi desmembrada a paróquia Santo Antônio Maria Claret.

Estas informações foram fornecidas pelo Frei Policarpo da Paróquia São Pedro.

Quanto ao primeiro Conselho pastoral não se tem informações precisas. Segundo o Sr. Lucio Bertasso, ele foi o segundo presidente, porém, não lembra quem foi o primeiro, e não há registros ou anotações dessa época, porque o livro de atas inicia-se em 1994.

Com o passar dos anos com o crescimento de nosso bairro, nossa comunidade foi ficando cada dia mais forte e atuante, hoje nossa capela possui boas pastorais e movimentos:

– Ministros Extraordinários

-Catequese para todas as etapas, inclusive Catecumenato

-Renovação Carismática Católica – RCC

– Legião de Maria

– Apostolado de Oração

– Terço dos homens

– Pastoral do Dízimo (em formação)

– Coroinhas

– Capelinhas

– “ Projeto Menor Adolescente”

– Liturgia e Música.

-Pastoral Familiar

Nosso bairro corresponde não apenas pelo Conjunto Habitacional da COAB. Possui um prolongamento no sentido leste com mais de 300 residências. Possui também um prolongamento na região Norte com aproximadamente 900 residências, no loteamento Paulafonso. Segundo levantamento realizado recentemente, nosso bairro possui uma população em torno de 15.000 (quinze mil) habitantes, desses, aproximadamente, 60% (9.000) de seus habitantes se dizem católicos. Nos últimos anos vimos muitos Cristãos Católicos mudarem de Entidade Religiosa, e, isso nos preocupa muito, pois precisamos descobrir onde estão nossas faltas e falhas.

Dom Edgar, nossa Comunidade está na expectativa de que possamos aqui criar quem sabe a Quarta Paróquia de Pato Branco. Sabemos das dificuldades que existem para a criação de uma nova Paroquia, porem nossas orações são para que isso possa acontecer. Hoje, com apenas o Padre Douglas em nossa Paroquia percebemos que ele tem feito um esforço muito além do possível para estar presente nas comunidades e os fiéis clamam por mais Celebrações Eucarísticas, tanto que muitos deles se deslocam até as Paroquias Cristo Rei, São Pedro e Nossa Senhora de Fatima. Tudo isso vem de nossos corações, mas com certeza que possamos atender em primeiro lugar sempre a vontade de Deus para nossa comunidade.

Nossos Agradecimentos.

Fotos até 28/08/2020

Visita Dom Edgar 05/10/2019.